quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Especial fim de férias. Sugestão de série...

ARTEMIS FOWL, A SAGA COMPLETA
Autor: Eoin Colfer

Autor da série lida, Eoin Colfer, segurando o terceiro livro da versão americana: Artemis Fowl - o Código Eterno, no Brasil.

           Boa tarde leitores, como vocês vão? Tempos em que não venho aqui, não é mesmo? Pois é, aconteceram muitas coisas, que me impediram de fazê-lo, e agora que voltei, está chegando também as aulas, que novamente me impedirão de ter um acesso digno ao Blog.
           Visando isso, decidi não fazer uma crítica desta vez, e sim uma sugestão de leitura; aliás, uma não, uma saga inteira, na qual, tenho certeza, você se divertirá muito e dará boas gargalhadas também.
           Trata-se de ''Artemis Fowl'', do grande escrito irlandês Eoin Colfer. Li os três primeiros da saga há um ano, e neste mês, os três últimos; e dou-te minha palavra de que vale muito a pena. Há também um livro que foge dos padrões dos outros seis, o qual não mencionarei, pois não o tenho e logo não tenho conhecimento sobre o mesmo, mas se você quiser se inteirar ainda mais sobre Artemis e seus companheiros, o livro foi adaptado no Brasil como Arquivo Artemis Fowl, e foi lançado antes do último livro da série, Artemis Fowl e o Paradoxo do Tempo.

Capa em versão americana dos seis livros da série, na ordem exata.

          Falemos, primeiro, um pouco sobre o enredo das obras, que se baseia no personagem principal Artemis Fowl, um menino milionário que no primeiro livro tinha apenas doze anos, e possuía uma mente incomparavelmente magnífica, mas que, infelizmente, usava-a para o mal; no entanto, gradativamente, passou a perder o posto de anti-herói e mudá-lo para herói. A forma como isso ocorre é o mais interessante de tudo, e só lendo para saber.
          Há criaturas mágicas que se encontram no núcleo da Terra, e nenhum humano afora Artemis e seu segurança, Butler, tem consciência disso(até o quarto livro, no qual Artemis, já com quatorze anos tem uma ''rival'' de doze, que sabe da existência dos demônios). Artemis sequestra, no primeiro livro, Holly Short, que com o decorrer dos livros acaba virando amiga íntima de Artemis e mais e mais há uma ligação direta entre Artemis e o Povo, como eles, as criaturas mágicas, mesmo se chamavam. Os personagens mais notáveis são: Artemis e sua família, Holly, Palha, Potrus, Butler, Opala, Julius, Minerva.
          Cada livro tem uma trama diferente, mas sempre fiel aos personagens principais e a toda ficção da magia. É um livro de ação, fácil e gostoso de se ler; a atenção do leitor é prendida, o qual fica horas e horas com o livro aberto na mão. Pode ser, contudo, enjoativo para alguém que não gosta de livros no maior estilo Harry Potter, em que a magia está muito presente e os acontecimentos são sempre agitados e emocionantes. Mas cá entre nós, Artemis Fowl é muito melhor que Harry Potter. Acho que daria um baita filme. É uma série brilhante, e também muito engraçada; concretizando-se, pois, os pensamentos sobre Eoin Colfer: ''um autor perversamente brilhante, que mistura magia com ação, herói com anti-herói e humor com humor''.
          Segue-se o título já traduzido das obras, para que possam comprá-las e se divertirem bastante, a ordem de leitura se encontra correta:
  1. Artemis Fowl - O menino prodígio do crime
  2. Artemis Fowl - Uma aventura no Ártico
  3. Artemis Fowl - O Código Eterno
  4. Artemis Fowl e a Vingança de Opala
  5. Artemis Fowl e a Colônia perdida
  6. Artemis Fowl e o Paradoxo do Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal hahaha.