domingo, 29 de maio de 2011

História: Mercantilismo.


 História
Segundo Trimestre do Primeiro Ano do Colégio Santo Antônio; Matéria: Mercantilismo. Professor: Geraldo Reis.


Mercantilismo
      → Conceito: conjunto de medidas econômicas adotadas por um país para acumular metais preciosos.
      → Princípios:
             => Metalismo.
             => Desenvolvimento do comércio.
             => Balança comercial favorável.
             => Política protecionista.
             => Monopólio comercial.
             => Exploração colonial.


                       

               Mercantilismo, como já dissemos, é vinculado ao absolutismo. Embora muitos pensem, mercantilismo não diz respeito a um sistema socioeconômico: não há como definir a sociedade mercantilista. Assim, mercantilismo é só um sistema econômico. Tratou-se de um conjunto de medidas econômicas adotadas por um país para acumular metais preciosos. Foi, também, uma mudança conjuntural. O mercantilismo faz haver uma pergunta bem interessante: ''Terra ou dinheiro?''. Quem ear rico? Aquele que tinha riqueza móvel ou imóvel? O rico era quem tinha riqueza móvel, dinheiro. Terra passou a ser só status. Tal mentalidade de dinheiro é riqueza começou no século XIV e no século XVI era fato: quanto mais um Estado tem metais preciosos, mas rico ele seria. Sendo rico, poderia investir na infra-estrutura e em exército, e o autoritarismo seria fortalecido, mas ele só poderia fazê-lo se fosse autoritário.

              Mercantilismo não é algo que estuda e prôncabo, ele varia de país para país, pois cada país adota uma medida para acumular metais preciosos, bem como varia também de tempo em tempo. A Inglaterra, por exemplo, adotou três práticas mercantilistas. É interessante enxergar as mudanças no próprio mercantilismo que vão ocorrendo.
               No mercantilismo, o interessante é arrecadar. Cada país vai adotar uma política mercantilista mas que, em alguns princípios, há um padrão! Havia princípios básicos para todos os países(a forma pela qual eles obteriam esse metais é que variava).
               O primeiro desses princípios básicos é o metalismo: acumulação de metais preciosos. Mercantilismo espanhol também recebeu este nome, por isso é preciso SEPARAR o mercantilismo tipo e o mercantilismo princípio. O metalismo princípio é a acumulação de ouro e prata, é uma característica. Já o metalismo tipo é a exploração de metais preciosos das colônias espanholas.
               Um outro princípio mercantilista será o desenvolvimento comercial, pois haverá a exploração de ouro e prata, e é através do comércio que acumulá-los-á. O comércio era necessário para acumular ouro e prata. Havia, porém, colônias que as metrópoles não encontraram de cara ouro e prata. Precisa sim e muito revender, por isso o comércio.
               Citamos, também, o princípio da balança comercial favorável, que diz que se deve ARRECADAR mais do que se GASTA. Dizer que balança comercial favorável é vender mais do que se compra é errado! Isso é importanto quando pensamos em vários países que vendem matéria-prima e produto manufaturado, aí alguns ganham mais do que outros.
               Havia, por fim, a política protecionista e o monopólio comercial → quando falamos disso, tamos falando da principal característica do mercantilismo. Mercantilismo nos lembra intervencionismo econômico.(é justamente explicando essas práticas intervencionistas que vamos entender porque a burguesia odiou tanto o mercantilismo e portanto o absolutismo, vamos entender POR QUE a burguesia vai ser defensora do liberalismo econômico). Mas o que política protecionista e monópolio econômico tem haver com isso? Política protecionista são tarifas alfandegárias que tem o objetivo de proteger a economia interna de um país, e monopólio comercial é o exclusivismo comercial, só uma determinada pessoa vende determinado produto num determinado lugar. O governo estabelece política protecionista para proteger sua economia e acaba fazendo intervencionismo, ao querer proteger o mercado para melhor vender um produto e colocar taxas alfandegárias altas para não exportar matéria prima barata. O monopólio comercial também está junto dessas práticas de intervencionismo: pessoa próxima ao rei(normalmente nobre) comprava dele o monopólio de determinado produto. Isso era bom pois, na época, o lucro maior era vender pro mercado externo. Temos que entender que os monopólios comerciais restringiam o avanço da baixa burguesia, pois, dentro da sociedade corte, era mais fácil para um nobre comprar do rei o monopólio. O monopólio quem comprava era o nobre e a alta burguesia, pois tinha muito dinheiro móvel. Havia, assim, um tipo de 'acordo' entre nobre e alta burguesia, já que quem de fato controlava os monopólios era esta.
              Na colônia, você estabelece uma coisa que a o melhor fator para a balança comercial favorável, o pacto colonial, que garantia para a metrópole uma riqueza extraordinária. Pacto, é óbvio, subentende-se algo entre duas ou mais pessoas. A colônia gerava riqueza pra metrópole e em contrapartida a metrópole dá equipamento e manufatura pra colônia: isso, é claro, era muito injusto. Para haver o pacto colonial, tinha que haver um exclusivismo metrópole-colônia: colônia SÓ pode comercializar com metrópole, já a metrópole não se limitava à colônia. Logo, os produtos que as metrópoles compram serão por um preço bem baixo. Esse exclusivismo já garante a balança comercial favorável. A economia colonial tinha que ser complementar à economia da metrópole, nunca pode ser concorrente. Toda atividade econômica na colônia tinha que ser o complemento da metrópole. Pacto colonial funciona da vorma vista, com o exclusivismo colonial e portanto economia complementar: ter uma colônia era muito vantajoso quando tal pacto era colocado em prática. Cabia, então, ao Estado, ver o que a colônia podia lhe oferecer, e se não fosse favorável, não havia pacto, é claro.
               Vamos, agora, estudar mais especificamente os tipos mercantilistas.

Mercantilismo

       → Tipos:
             => Espanha – Metalismo (Bulionismo).
             => Holanda e Inglaterra – Comercialismo.
             => França – Colbertismo.
             => Estados germânicos – Cameralismo.
             => Inglaterra – Colonialismo.


               Metalismo foi o primeiro tipo de mercantilismo que existiu. Mercantilismo é século XVI, XVII, XVIII. Espanha vira absolutista no século XVI, bem como Inglaterra e França. A maioria dos reinos se transformaram em reinos absolutistas no século XVI, embora isso não valha para os Estados germânicos(Alemanha não unificada). Nos séculos XVI,XVII e XVIII, as três maiores potências em questões militares, econômicas e políticas vai ser exatamente Inglaterra França e Espanha.

              Espanha logo que iniciou o processo de colonização encontrou ouro e prata. Espanha descobriu América. É claro que existiu por lá também outros tipos de exploração, como agricultura, a prioridade, contudo, foi a mineração. A colônia espanhola era imensa, nem todos os lugares lá produziam metais preciosos e portanto alguns possuíam função agrícola. Produtos manufaturados começam a ser vendidos dentro da américa espanhola, o fato de ter o nome metalismo não pode nos levar à ideia de que acabou com agricultura.           Depois, porém, veremos cada um mais detalhado. Isso funcionou muito bem para Espanha entre século XVI e metade do XVII, porque ai a exploração de metais preciosos entrou em decadência. Lá, o pacto colonial imperava. Bulionismo também é um nome para metalismo espanhol.
               Com o sucesso espanhol, vários outros países passaram a querer colônias com ouro e prata mas não era tão simples assim, a Espanha havia dado sorte. Assim, passaram a desenvolver outras políticas mercantilistas e no caso da Holanda e da Inglaterra foi o comercialismo, entre a segunda metade do século XVI e durante o século XVII: desenvolveram e muito as práticas comerciais. Existe diferença entre comercialismo inglês e holândes. No final do século XVI, Espanha deixa de ser maior potência econômica do mundo, e ela perde esse posto justamente pra Holanda, quando começa a por em prática o comercialismo, e ai no século XVII a Inglaterra ultrapassa a Holanda e só perde esse posto de maior potência do mundo depois da Primeira Guerra. Dissemos que havia diferença de comercialismo holandês e inglês: isso fica pra próxima aula.
              No final do século XVI, como foi dito, Holanda ultrapassa Espanha e essa ultrapassagem se dá a um fato que é importante ressaltar → em 1578, a invencível armada espanhola foi destruída(não era tão invencível assim rs) pelos ingleses, que fizerem-no pois sabiam História, tinham conhecimento de famosas batalhas navais. A destruição da invencível armada espanhola prejudicou a segurança da América espanhola, e aí outros países puderam roubar ouro e prata de tal colônia. Assim, o mercantilismo espanhol ficara debilitado e dera lugar ao Holandês, que crescia bastante.
               O forte dos holandeses era estabelecer capital de circulação(comprar + barato ali e vender + caro acolá) → eles comercializavam com toda a Europa. Holandeses também desenvolveram Companhias de comércio: o monopólio não seria ao produto e sim à região. Isso fez com que houvesse grande lucro, renderam dinheiro pra cacete.
               Vamos agora ver comercialismo inglês → muito forte e desenvolvido, só supera o Holandês, porém, em 1651, quando os ingleses viram que não tinha jeito de encontrar riquezas na América inglesa e que práticas metalistas não mais serviriam, pois não havia, por lá, metais. Então, passam a adotar práticas mercantilistas holandesas. Contudo, diferente dos holandeses, os ingleses produziam para vender. Ingleses tentaram criar Companhias de Comércio, mas monópolio por região não deu certo, aí, exatamente em 1651, Inglaterra MUDA suas práticas mercantilistas, ultrapassando a Holanda. Mas por que Companhias de Comércio deu certo para Holanda e não para a Inglaterra? O preço do monopólio por região era muito superior ao do monopólio por produto, por isso vários comerciantes, juntos, tinham que comprá-lo. Isso era bom para o governo também, pois quanto mais as Companhias arrecadavam, mais impostos eram criados. Para que as Companhias explorassem terras, o governo tinha que aceitar, era o governo que NOMEAVA as companhias. Assim, os comerciantes tinham que agradar o governo o tempo inteiro, senão byebye monopólio. Quando a Inglaterra inventa as Companhias de Comércio, não deu certo, elas quebraram! Inglaterra tinha comercialismo(produzia produtos têxteis para vendê-los) mas não deu certo a EXPLORAÇÃO.
               Inglaterra pirateou demais nessa época, roubou muito ouro e prata dos navios espanhóis! Inglaterra supera a Holanda a partir de 1651 pois todo mundo comprava produtos têxteis ingleses, mas até 1651, Holanda que os REVENDIA(lembra-se que ela era mestre em capital de circulação? Comprar barato e vender caro?). Holanda revendia os famosos produtos têxteis ingleses para vários outros países, ganhando muito dinheiro, até que, em 1651, Oliver Cromwell cria o Ato de navegação, que dizia que em qualquer relação comercial feita com a Inglaterra deveria ser utilizado navios ingleses ou da mercadoria → o comercialismo com a Inglaterra seria, agora, direto, e os intermediários(como a Holanda) se fodiam. Assim, Inglaterra virou a maior potência mundial, comercializava, literalmente, com o mundo inteiro. É bom enfatizar que o Ato de navegação valiam tanto pra importação quanto pra exportação: eliminava, de fato, o intermediário.
               Holanda, além de vender a lã da Inglaterra para outros países, revendiam matéria prima de outros países para a Inglaterra e, por isso, se fodeu MESMO com o Ato de Navegação. E também é justamente em 1651 que o metalismo espanhol tá em total decadência.
               Existiu alguns países que também geraram riquezas consideráveis como a França, que também foi comercialismo, recebeu o nome de Colbertismo, já que a política mercantilista foi elaborada pelo ministro Colbert, de Luís XIV, que definiu o comercialismo francês: produção de artigo de luxo. Corte de Luís XIV, como dito há um bom tempo, era símbolo de requnte para todas as cortes do mundo. Tudo era copiado dos frances(comida, roupa, danças, joias...) → ''Se eles querem copiar, por que não comprar? '' Pensou o gordo porém sagaz Colbert. Colbert muda o cenário, desenvolve e MUITO a produção de várias coisas para vender artigos de luxo para toda a Europa e aí desenvolver agricultura na França, pois além de ter abastecimento interno bom, não teria que importar comida. O dinheiro que seria para importar comida foi usado para criar artigos de luxo para vender para fora. Colbertismo, então, foi o comercialismo de artigo de luxo francês.
              Outra prática mercantilista que se destacou foi a dos Estados germânicos, que tinha autoritarismo dos príncipes, embora AINDA não fosse unificado(nossa querida Alemanha de Hitler ainda não existe). País pequeno compra por preço ruim, então alguns dos Estados germânicos se uniram e formaram uma espécie de Cooperativa: os Estados germânicos em questão vendiam pra Cooperativa que revendia para o mercado externo, e o contrário também vale. Cooperativa tinha tesouro, e como mercantilismo era baseado nisso, ficou chamado de Cameralismo → tesouro de Estado.
               Agora, pra encerrar: Colonialismo inglês: ingleses não exploravam suas colônias, no final do século XVII, início do século XVIII, começam a ter controle de colônias na África e na Ásia. Vão ter direito de explorar através de acordos internacionais tais colônias, por meio de dois tratados, e aí entra no mercado da América. E volta com as Companhias de comércio que, agora, que vai haver a exploração, dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal hahaha.