domingo, 29 de maio de 2011

História: Wandinha's feeling 2!

Aula 4.
           O comercialismo é um tipo inglês de mercantilismo, mas a Inglaterra também tem uma especificidade, já que teve uma dificuldade muito grande em se formar como Estado porque a nobreza resistiu muito às medidas nacionais impostas pelo rei e que envolvessem todas as regiões. Isso faz com a que a Inglaterra, assim como a França, fique atrasada no processo expansionista. Então a Inglaterra vai buscar, pra não ser naufragada pelas superpotências Portugal e Espanha, criar protecionismos internos, vai aproveitar o fato dela ter uma ilha, ter tradicionalmente que usar a navegação pra ter contato com a Europa continental. A partir do século XVI, Inglaterra dá um salto no investimento da Indústria naval, esse salto é tão bem sucedido que no século XVII vai haver um conjunto de medidas, pelo nome de Atos de navegação que é intensamente protecionista, quando a Inglaterra arranca pra se tornar uma potência.
                É criado um protecionismo absoluto nas suas fronteiras, protegendo o mar e o território. E o ponto mais fundamental disso que dizia o seguinte: nada entra nem sai da Inglaterra, que não seja embarcações inglesas. Na prática, isso significa que as potências(Portugal e Espanha) que queriam revender suas riquezas geradas nas colônias para a Europa, teriam que usar o sistema de transportes na Inglaterra. Com isso, a Inglaterra não só cria o protecionismo como incentiva a produção naval. Portugal no final do século XV era a maior potência naval, gradativamente passa a alugar e comprar os serviços ingleses e vai perdendo esse lugar, deixando de lado sua produção naval. O mesmo vale pra Espanha. No final do século XVII, Inglaterra já era chamada de a Rainha dos Mares. Possuía navios velozes e com grande capacidade de carregamento.
               Mas a Inglaterra também investirá em outras coisas, como o protecionismo incentivando o desenvolvimento da manufatura interna, comida produzem pouco e tem que importar, mas investem na produção de lã, ai investe no crescimento do gado bovino, na criação das terras para gado bovino, muitas terras do próprio Estado vão ser vendidas para criadores de ovelha, gerando o cercamento dos campos. E ainda a a pirataria: achamos que isso é algo pequeno no processo de enriquecimento de alguns países europeus, não o é. No caso da Inglaterra, é muito representativo, os Reis ingleses no final do século XVI e XVII vão fazer uso mesmo, efetivo, corriqueiro do trabalho de piratas. Corsário é pirata legalizado, do Estado. Estado dava canhões, munições, alimento, e mandava assaltar navios espanhóis que carregava ouro e prata, depois rachava isso com o governo inglês. 
         
               Elizabeth I, por exemplo, terá vários piratas protegidos. Alguns piratas atuavam não apenas no assalto como também na ocupação de terras aqui na América, para garantir a posse inglesa. Inglaterra então faz uso efetivo da ação desses corsários, então grande parte das riquezas acumuladas pela Inglaterra vai ser devido à pirataria. Isso, claro, tem relação com a própria produção naval. Muitas vezes Portugal e Espanha sabiam que os piratas eram ingleses.
               Tanto é que filmes franceses e ingleses sobre piratas passam-nos a ideia do pirata como ladrão mas legal, bacana. Como atividade acumuladora de capital MESMO, temos ideia de que França  e Inglaterra contratavam corsário, mas é claro que Espanha e Portugal também faziam-no de vez em quando, ora ou outra para fazer um trabalho sujo. 
               Agora vamos ver o último modelo mercantilista, e este aqui, na verdade, é um paradoxo, uma contradição. Definição dada de mercantilismo: conjunto de práticas econômicas características do Estado Moderno, que é ultra centralizado, e Alemanha só se unifica em 1871, mas como que Alemanha pode ter mercantilismo? Alemanha era o império originado dos germânicos, que são bárbaros, um grupo maior, mais organizados, influenciadores da mentalidade formadora do feudalismo. Esse povo tinha admiração muito grande pelo Império Romano, e aí é que entra o catolicismo. A Igreja não só tinha um poder espiritual grande, como também um poder temporal, de interferir nas decisões, com isso a Igreja ganha espaço material dentro do Império germânico, no início do Século XVI, a Igreja chegava a ter mais da metade dos terrenos nesta região. Isso é importante pra próxima matéria, Reforma protestante. 
                 Umas regiões germânicas desenvolveram mais que outras. Chegando no início do século XVI, quando os Estados europeus tão descobrindo a América, desenvolvendo o mercantilismo, acontece um episódio que pra alguns historiadores é o mais grave da transição, que tem sua origem nos Estados alemães que é a reforma protestante. A reforma protestante atinge diretamente todo mundo, leva algunsEstados germânicos a cortarem relações com o papa e se tornarem luteranos(protestantes), já outros permanecem católicos, e isso reforça as diferenças entre eles; então num momento em que a Europa ocidental os países tão se unindo, unificando, fortalecendo-se, os Estados alemães estão fortalecendo suas divisões internas; tanto é que quando Bismarck resolve ser o líder da unificação, ele tem o argumento mais mesmo da origem germânica. Hitler, que tenta fazer a Alemanha a dona do mundo, usa a origem germânica também. Como que pode falar de mercantilismo nesse caso? Cada líder volta pra questões internas uma política altamente protecionista, inclusive criando fronteiras internas. A preocupação deles era, através do protecionismo, entesourar, evitando a livre circulação de mercadorias.Isso permite um desenvolvimento inclusive desigual entre a Alemanha, já que algumas desenvolvem muito manufatura, comerciais, e outros permanecem como agricultura. (Bismarck, por isso, ao querer unificar a Alemanha, propõe exatamente acabar com as fronteiras internas). O mercantilismo  dos Estados germânicos trata-se do cameralismo. 


4 comentários:

  1. oi pessoa
    vim informar-te de que a segunda parte do paul começou, entao vai la ler o primeiro capitulo
    bjus

    ResponderExcluir
  2. oi criança
    ja saiu o cap 2 blz?
    =D

    ResponderExcluir
  3. The Ultimate Guide to Iron & Steel Brushed Stainless Steel
    Tienen. Iron and Steel Brushed Stainless Steel ceramic vs titanium curling iron Brushed Stainless Steel how to get titanium white octane Brushed Stainless Steel ti89 titanium calculator Brushed Stainless titanium properties Steel. titanium blue

    ResponderExcluir

Seja legal hahaha.