domingo, 29 de maio de 2011

História: Renascimento.

 História
Segundo Trimestre do Primeiro Ano do Colégio Santo Antônio; Matéria: Renascimento. Professor: Geraldo Reis.

• Renascimento
      → Conceito: Reestruturação do plano cultural, contra o controle mental religioso da Idade Média
      → Florescimento cultural  Universidades
      → Humanismo: Movimento intelectual que buscava dinamizar os estudos tradicionais, demonstrando que o homem não deveria ser submisso à vontade de Deus.
      → Características
               => Antropocentrismo
               => Individualismo
               => Classicismo
               => Hedonismo
               => Naturalismo
               => Racionalismo
               => Elitista e Urbano.

               Renascimento foi outra mudança conjuntural interessantíssima, pois é uma mudança conjuntural de MENTALIDADE. Qual foi a Reforma. Mostra justamente uma nova visão de mundo. O termo Renascimento é usado de forma errada. Vamos voltar no tempo um pouco e falar de finalsinho do século XIV, século XV e também XVI. Quando o Renascimento acabar, no século XVI, é o barroco que ocupa o seu lugar.
               Os homens da época usaram o termo Renascimento pois existia a História Antiga (Grécia antiga, Roma: onde a base de todo o pensamento é a lógica e a razão) e ai vai ter a História Média (Idade Média, na qual a base do pensamento era místico). Eles vão dizer que Idade Média acaba e aí passa haver o Renascimento: na cabeça deles, era Renascimento cultural, pois voltava a existir razão. A razão existia na Antiguidade e voltaria à tona.
               O  termo Renascimento cultural é bem preconceituoso, pois eles chamam a Idade Média de Idade das Trevas(os Renascentistas). Chamavam de Idade das Trevas pois diziam que não teve cultura na época. O que, sabemos, é mentira, já que teve sim cultura, teocêntrica. Na História, isso é muto comum: para legitimar o que você faz, você destrói o que vem antes de você. Os Renascentistas fizeram isso para valorizar seu pensamento, eles detonaram o que veio antes. Detonaram falando mal, questionando o que havia sido feito na Idade Média.
               A maior mudança de mentalidade é justamente ir contra o controle mental religioso da Idade Média, a reestruturação do plano cultural. Mas o que seria essa reestruturação do plano cultural indo controla o controle mental religioso da Idade Média? O Renascimento ia contra o controle da Igreja, não contra a Igreja; porém. Tanto é que os Renascentistas, nenhum deles vai ser ateu. Eles não gostavam da Igreja determinando o que podia e o que não podia, o que é certo e errado. Antes, a harmonia era Deus-Homem, agora, seria Homem-Meio. O homem passa a ser o agente, e o meio é onde ele vive. O homem do Renascimento busca seus limites, buca conhecimento, quer dominar o meio em que vive, conhecer o meio em que viver. Agora o homem do Renascimento quer explicar as coisas de forma racional, extremamente natural; por isso ele deve romper com o controle mental religioso. Rompe com misticismo para que haja racionalismo.
               Onde será um lugar ótimo para haver esse rompimento? Pensou certo, nas UNIVERSIDADES, que, com o passar do tempo, sairiam do controle da Igreja e desenvolver-se-iam. A burguesia vai ter acesso às Universidades, ter acesso a livros, livros antigos que eram exclusivos do alto clero. Vai começar a haver imprensa, o povo logo vai ter mais acesso a livros. Na hora que eles tem acesso a coisas do mundo antigo, começam a questionar, buscar pela lógica. Até os próprios professores vão ter acesso à literatura sem ser religiosa, vai surgir nova forma de pensamento. Antes, a Igreja que controla tudo isso; não mais.
               ''A faculdade abre sua cabeça'' => Você aprende muito lá, sua cabeça abre estrondosamente. Todo mundo tem que fazer faculdade, pois desperta um pensamento crítico, e, na época, a burguesia tá fazendo isso, indo contra a Igreja, que não permitia sua ascensão social. A Igreja pré determinava um tipo de sociedade ao qual a burguesia ia contra. Sabemos, entretanto, que depois será 1º Estado, 2º Estado e 3º Estado, determinado pelo nascimento e legitimado pelo Rei. Mas a burguesia não sabe disso ainda, lembra-se que voltamos no tempo?  A burguesia ainda tá esperançosa da ascensão social, acredita que derrubando o controle da mentalidade vai ter nova divisão. É por isso que a burguesia apoia e muito o Renascimento, pois vai ser a forma de expressar os desejos burgueses, uma propaganda burguesa.
               O Renascimento, isso cria confusões, não é uma ideologia, é a forma de expressar uma ideologia. A ideologia em questão é a ideologia humanista, referindo-se ao humanismo. O Renascimento é a expressão do humanismo. Mas o que é o humanismo? Trata-se de um movimento intelectual que buscava dinamizar os estudos tradicionais, demonstrando que o homem não deveria ser submisso à vontade de Deus. Não é que o homem não deve acreditar em Deus, mas sim não deve justificar as coisas com ''Porque Deus quis''. Tudo deve, agora, ter uma explicação racional, pensada. Humanismo busca quebrar o misticismo, e quer relação lógica, por isso que muda a relação Deus-Homem para Homem-Meio. Agora as coisas têm que ser explicadas pelo natural e não pelo sobrenatural. Humanismo ocorreu por volta dos séculos XIII,XIV,XV,XVI. Veio antes do Renascimento pois primeiro tem a ideologia, e, só depois, seu expressamento.
          OBS.:
               - Quem fez crescer o Renascimento é a burguesia, mais o humanismo(que buscava mudar a mentalidade católica), veio de dentro da PRÓPRIA IGREJA, veio da parte do clero que achava que a Igreja não podia ser daquele jeito.
               - Humanismo é universal, já o Renascimento, nacional. MEU DEUS, COMO ASSIM KRA? Acalme-se, amigo curioso. Isso fica pra próxima aula.
               Renascimento é expressão do humanismo, como que pode este ser universal e aquele nacional? Fácil: humanismo é ideologia, ideologia não muda, mas o renascimento, forma de expressar uma ideologia, SIM. O humanismo que existiu, por exemplo, na Inglaterra e na França é o mesmo, mas o jeito de expressá-lo variará. A expressão do humanismo é nacional, varia de país para país, pois a expressão do humanismo, o Renascimento, era promovido pela burguesia, e essa burguesia variava de país para país. Cada burguesia tinha seu traço e portanto o Renascimento pode ser considerado nacional, já que o Renascimento foi uma propaganda que valorizava o estilo de vida burguês, para que a burguesia consiga sua tão querida ascensão social.
               Vamos ver, agora, características do Renascimento. (humanismo, você notou, não é uma)
                   
          Antropocentrismo -> o homem no centro de tudo! O antropocentrismo veio para destruir o teocentrismo. Quer dizer que o homem é responsável pelos seus atos, não mais Deus. Estamos destruindo uma sociedade mística. O homem era responsável pelas coisas que aconteciam, tinha que assumir e ser julgado pelos seus atos.
          Individualismo -> veio para sobrepor-se ao coletivismo da sociedade feudal. Não tem nada a ver com ser egoísta, individualista. No Renascimento, a harmonia não é mais determinada pela relação Deus-homem, e sim Homem-meio, e para entrar na harmonia, tinha que ter conhecimento(entender o meio em que vive para dominá-lo). O individualismo é uma das características renascentistas pois você deve buscar sua própria harmonia. A harmonia agora se dava quando se conhecesse o meio em que se vive.
          Classicismo -> Se o homem do Renascimento vai buscar a razão, vai começar a valorizar a cultura antiga. Vai tirar como referência a cultura antiga, usar como um padrão pra expressar sua arte, pra expressar a ideologia humanista. Se, por exemplo, pegar, uma obra de arte renascentista, tem muita coisa parecida com esculturas da história antiga, fazem referência à história antiga. Chamam de classicismo pois a história antiga vira padrão, História Clássica. Padrão, referência}palavras-chave. Na verdade o Renascimento é uma cópia da História Antiga? Não! É uma referência. Valoriza aquele na estilo de vida, mas na hora de expressá-lo, coloca valores de época.
           Hedonismo -> Hedonismo veio para sobrepor os valores espirituais da Idade Média. Hedonismo nada mais é que valorizar os prazeres carnais. O povo da Idade Média tava preocupado com espírito, já no Renascimento o povo tá preocupado com os prazeres temporais, como alimentação, vestimenta, beleza do corpo-humano, que passa a ser valorizado. Esse hedonismo não é só a valorização dos prazeres carnais como comida e vestimenta, até a beleza do corpo humano é velorizada. O povo tudo pelado numa obra de arte renascentista, tá querendo mostrar a beleza do corpo humano. (homem musculoso, mulher cheia de curvas).
          Naturalismo -> Outra característica do Renascimento. O renascimento buscou muito valorizar o meio, se valoriza o meio, com certeza valoriza a natureza, se o homem vai buscar conhecer o mundo em que ele vive, estar em harmonia o meio em que ele vive, ele TEM que valorizar a natureza. Antes, o meio não era importante, agora o é. O homem da Idade Média tinha um ambiente micro, agora ele busca o seu limite, quer conhecer o mundo em que ele vive: ''até onde eu posso ir?''. Este homem da Idade Média valoriza a natureza, o ambiente, mesmo o Renascimento sendo um movimento extremamente urbano.
          Racionalismo -> O Renascimento era racionalista, havia o racionalismo: veio para contrapor o misticismo, mostrava de uma forma muito clara que tudo(ou quase) tinha explicação racional e sobretudo lógica. Veio derrubar a cultura sobrenatural, estimulando, mais uma vez, a busca do conhecimento.
         Elitista e Urbano -> Por fim, o Renascimento foi elitista e urbano, ou seja, veio da cidade. Não chega até o campo, não se preocupa com a vida no campo. E elitista pois assim não promove a defesa dos camponeses, a propaganda do estilo de vida burguês não tá preocupada com o povão.

ANÁLISE DE ''A ÚLTIMA CEIA - DA VINCI''
Ops, quadro errado. rs

Agora sim... rs.
               Notamos, no quadro em questão, típicas características Renascentistas. Uma delas é o antropocentrismo, já que Cristo, que assume o plano central do quadro, está sem sua auréola, tão constante na Idade Média. Apóstolos discutem entre si ignorando o Senhor Divino, querendo passar, também, a ideia de ''o homem é responsável pelos seus atos''.
              Vemos também o individualismo, as janelinhas no fundo mostram a natureza, o meio em que o homem vive, serras que gradualmente se escurecem. Além disso, há o equilíbrio interno, Cristo no meio, 6 carinhas pra esquerda e 6 carinhas pra direita. Preocupação com uniformização do quadro.
               Há também o classicismo, já que as vestimenta da galera do quadro é romana, traços de cultura romana, traços totalmente europeus. Jantar requintado, romano, clássico.
               Tem o hedonismo: requinte das roupas e das toalhas, mantas coloridas que eram caríssimas. (Quem patrocinou o quadro com certeza vendia tecido kkk). Outra coisa hedonista é a fartura da comida, bem como os detalhes do corpo humano.
               Naturalismo: mostra o ambiente lá fora e Racionalismo: nada no quadro é sobrenatural.
          
• Renascimento
      → Origens do Renascimento:
               => Norte da Itália.
               => Desenvolvimento urbano e burguês: mecenato.
               => Ligações com o Império Romano.
               => Fuga de sábios bizantinos.
      → Períodos:
               => Trecento.
               => Quatrocento.
               => Cinquencento.

               As origens do Renascimento remetem-nos ao norte da Itália. É importante o grifo em norte já que o sul da Itália era agrícola e rural. Renascimento foi no norte, onde tinha sociedade urbana e, enfatizo, comercial. Lá vai ter todo um conjunto de fatores que permitiu fazer o humanismo florescer, desenvolver e, assim, expressar suas teorias.
               Um desses fatores é o desenvolvimento urbano burguês -> norte da Itália era região mais rica, comerciantes italianos tinham controle do comércio(Reler Cruzadas)! Desenvolve cidade e burguesia pois circula dinheiro demais por lá, e como vai querer promover seu estilo de vida, começa a patrocionar a arte, faziam-no pois tinham muito dinheiro. Mecenato é o ato de patrocinar a arte, quem fá-lo são os mecenas. Neste caso, no norte da Itália, burguesia é mecena.
               Um outro fator é a fuga dos sábios bizantinos -> desde do século X que os turcos otomanos invadiam territórios no Oriente Médio e na Península Balcânica, eles queriam conquistar Bizâncio. Só conseguiram fazê-lo, porém, em 1453, quando termina a Idade Média. Desde o final do século XIV, quando vários sábios bizantinos viram que Bizâncio poderia cair, pegaram pergaminhos e levaram ao norte da Itália, o que deu aos renascentistas acesso ao conhecimento. Os turcos otomanos eram muçulmanos radicais, só valia para eles o que era escrito no Alcorão e eles gostavam de destruir qualquer outro tipo de conhecimento.
               Outro desses fatores é a questão das ligações com o Império Romano -> mais uma vez o classicismo está em pauta. Era muito fácil promover uma arquitetura romana sendo que aquilo ali fazia parte do dia-a-dia da população. No resto da Europa a ruralização foi bem mais forte. Classicismo então foi muito forte na Itália, somado ao poder econômico da burguesia do norte, permitiu que este norte da Itália inaugurasse o Renascimento.
      

3 comentários:

Seja legal hahaha.